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segunda-feira, 28 de março de 2016

HAJIME FALA SOBRE FINAL FANTASY XV


Final Fantasy XV terá textos e legendas em português

"Queremos que os jogadores desfrutem da história em seu próprio idioma", disse o diretor do game

Hajime Tabata, diretor de Final Fantasy XV, publicou um vídeo no canal daSquare Enix no YouTube anunciando que o jogo terá textos e legendas localizados para o Brasil e para a América Latina. Tabata explica que após uma viagem ao México, concluiu que a paixão dos fãs latinos deve ser recompensada com uma experiência de jogo em seus próprios idiomas - confira:

A data de lançamento do game será revelada oficialmente em 30 de março, em um evento em Los Angeles. 

Final Fantasy XV está em produção desde 2006 - na época, o jogo era conhecido como Final Fantasy Versus XIII e sairia para o PlayStation 3. Na E3 2013, durante a conferência da Sony, a Square Enix anunciou a mudança de plataforma e do nome do projeto. Agora, o título está previsto para o PlayStation 4 e para o Xbox One.

THE KING OF FIGHTERS XIV...QUANTO MAIS MELHOR!!

The King of Fighters XIV | Teaser apresenta Athena e dois personagens inéditos

O nono trailer do jogo revela os lutadores Nelson e Luong

   The King of Fighters XIV disponibilizou um novo trailer do game, o nono até o momento. Desta vez, revelou o visual da personagem Athena Asamiya, participante do torneio desde a sua primeira versão, além de dois personagens inéditos.
   Nelson é um prodígio do boxe que perdeu um dos braços em um trágico acidente. Por sorte, ele retornou rapidamente aos ringues graças a uma prótese robótica e agora luta pelo título de campeão do seu peso, enquanto reza para que sua parceira finalmente saia do coma em que se encontra.

    Luong foi descrita como "a beleza fatal com objetivos misteriosos" e de acordo com o seu visual (sem a mecha branca) vazado em uma imagem anterior, deve ser a nova integrante do time de Kim Kaphwan.
    The King of Fighters XIV está em produção pelo menos desde agosto do ano passado, quando a empresa abriu três vagas específicas para trabalhar com modelagem e gráficos de nova geração.
É o primeiro game da série principal a ter ambientes e personagem em 3D, apesar da movimentação 2D. Há dois derivados em três dimensões: King of Fighters Maximum Impact, de 2004, e a continuação King of Fighters: Maximum Impact 2, que chegou ao mercado dois anos depois - nos     Estados Unidos, a sequência foi rebatizada como The King of Fighters 2006.
    O último game da série de luta foi The King of Fighters XIII, lançado em 2010. The King of Fighters XIV está previsto para 2016 no PlayStation 4.

MOVIMENTO É TUDO!!

Tekken 7 | Vídeo compara movimentação do lutador Akuma com versão de Street Fighter

Jogador japonês mostra as similaridades do personagem nas duas versões


  O jogador japonês Toitoi123 compilou um vídeo comparando a movimentação do personagemAkuma de Tekken 7: Fated Retribution, e sua versão original, de Ultra Street Fighter IV.
Katsuhiro Harada parece ter feito sua lição de casa, e entregou o personagem exatamente como no jogo rival. Ao contrário do que muitos achavam, sua movimentação e lista de golpes se encaixou perfeitamente dentro do estilo de combate próximo de Tekken 7.
      Deixando de lado o visual incrível do jogo da Bandai Namco, os personagens são praticamente os mesmos. E vale lembrar que o projeto Tekken x Street Fighter, encabeçado pelo diretor de Tekken ainda não foi descartado, apesar de não existir mais notícias a respeito do mesmo.
Tekken 7 terá design de personagens feito por cinco artistas diferentes: Mari Shimazaki (Bayonetta), Yusuke Kozaki (Fire Emblem Awakening, No More Heroes), Ninnin (Duel Masters) e Kenichiro Yoshimura (Anarchy Reigns). Shinji Aramaki (Space Pirate Captain Harlock, Halo Legends) vai dirigir a abertura do game.
     Já lançado em arcades japoneses, Tekken 7 vai sair também para o PlayStation 4 e para o Xbox One. O título utiliza a Unreal Engine 4.

JOGANDO GTA 6 E COMENDO SUSHI!!!

GTA 6 está em produção, diz site

Empresa também teria considerado fazer um game da franquia em Tokyo

    
   Segundo o Techradar, a Rockstar já começou a trabalhar em Grand Theft Auto 6. Entretanto, o local onde o game se passa ainda não foi decidido.
    Ainda de acordo com as fontes do site, o estúdio já cogitou fazer um game da franquia em Tokyo.   O título se chamaria simplesmente GTA: Tokyo e funcionários da empresa teriam visitado a capital japonesa para pesquisas, tirando fotografias e conversando com moradores da cidade. 
  O projeto teria sido desenvolvido no início dos anos 2000, entre GTA 3 e Vice City, mas foi cancelado porque o estúdio considerou o sistema rodoviário do Japão muito complicado.
   A fonte do Techradar afirma que, com o passar do tempo, a Rockstar considera cada vez mais difícil tirar a franquia GTA dos Estados Unidos, cujas sátiras de marcas e carros se tornaram populares.

QUANTUM BREAK PRIMEIRAS IMPRESSÕES!

Quantum Break! Veja as primeiras impressões do Ato 1-2 e 1-3


   Tivemos acesso antecipado a Quantum Break, aguardado exclusivo do console Xbox One e que também será lançado para Windows. Produzido pela Remedy, a mesma que desenvolveu Max Payne 1 e 2, além de Alan Wake, podemos falar apenas da segunda e terceira parte do primeiro ato do jogo, que é dividido de uma forma bastante curiosa.
   De cara, o que podemos dizer é que Quantum Break impressiona, e muito. Ainda não sabemos como as coisas vão se desenrolar até o final do jogo, se a história vai conseguir se manter forte e cativante. O que o próprio game já destaca é que precisamos tomar cuidado com o que escolhemos em determinados pontos do jogo, como acontece em The Walking Dead da Telltale ou Life is Strange, onde suas decisões influenciam no restante da história.
   Em Quantum Break as coisas parecem ainda mais sérias, pois além de influenciar no enredo do jogo, suas decisões vão influenciar também no que você verá na série Live Action, que passa entre os atos de Quantum Break. Então, pelo visto nós vamos jogar os atos do game e depois teremos acesso automático a série, que deve contar uma parte importante do enredo antes do jogo continuar.

   Graficamente Quantum Break está excelente e a ainda teremos uma atualização que vai melhorar ainda mais as coisas, como algum bug ou problema técnico, antes do jogo ser lançado. Saíram alguns relatos pela internet dizendo que a resolução do jogo não é das melhores, mas sinceramente isso não influencia na experiência. Temos um ambiente cheio de interatividade, com Jack (o personagem principal) esbarrando em cadeiras, em objetos e tudo se move com naturalidade. Como o game possui interpretação de atores importantes da indústria do cinema e TV, cada um dos personagens possui um carisma muito forte, ao menos neste primeiro contato com Quantum Break.
  A jogabilidade é um dos pontos mais empolgantes do primeiro ato de Quantum Break, pois passamos a conhecer, junto com Jack, quais as habilidades que ele possui (o motivo dele conseguir as habilidades é que você vai precisar esperar mais um pouco pra saber, já que não estamos autorizados a dizer). É muito legal ver que a Remedy foi buscar na sua própria experiência, com Max Payne principalmente, inspirações pra criar poderes diferentes envolvendo o tempo e o espaço, e logo no primeiro ato somos apresentados às habilidades base que Jack vai possuir durante o jogo. Se essas habilidades vão evoluir ou não, ainda não sabemos, mas do jeito que elas são no começo já é um grande negócio.
   Pelo que a gente pode acompanhar, Quantum Break vai cativar todos os jogadores do Xbox One e PC, e se o jogo continuar na mesma pegada do primeiro ato, será uma experiência muito gratificante com um peso enorme na narrativa e na história. 

*Dois vídeos, um com o Ato 1-2 e outro com o 1-3. Veja abaixo!

ATUALIZAÇÃO DE HALO 5 TRARÁ NOVOS ÍTENS, MAPAS E ARMAS!!

Nova atualização de Halo 5: Guardians trará novas armas e mapas


   A 343 Industries anunciou detalhes da próxima atualização para seu shooter. Intitulada de Ghosts of Meridian, a atualização será lançada em abril e trará uma série de novos itens para o jogo.
Ghosts of Meridian trará 35 novos itens para o jogo, entre eles novas armas, veículos, mapas e skins. Além disso a nova atualização irá introduzir novas ferramentas ao Forge, ajustes para o multiplayer Warzone e Arena, e atualização das armas.
   Em uma publicação no Halo Waypoint a 343 também revela mais detalhes sobre o pacote REQ. A atualização Ghosts of Meridian também irá introduzir a armadura Dynast, skins Hannibal para os veículosScorpion e Mantis, e o martelo Tartarus’ Gavel.
   Sem data de lançamento definida ainda, Halo 5: Guardians vai receber um novo modo multiplayer chamado deFirefight Warzone, para mais detalhes sobre o novo modo de jogo que esteve presente em Halo 3: ODST, confira o vídeo abaixo. 

BETHESDA TRAZ NOVIDADES...EM BREVE!!

The Elder Scrolls Legends – Bethesda trará NOVIDADES em breve


  Skyrim foi um sucesso tremendo, bem como muitos da franquia Elder Scrolls. Nada como agora trazer uma dinâmica diferente e interessante, como é o Card Game que a Bethesda está formulando, baseado nesse universo.
  O game é do estilo free-to-play e foi intitulado como The Elder Scrolls Legends. O game foi apresentado na E3 2015, durante a apresentação da Bethesda. Não raro The Elder Scrolls Legends também foi adiado com a desculpa de poder polir mais o jogo.
Poucas infos saíram desde então, e o twitter parece ter nos dado uma luz, ou uma faísca

terça-feira, 22 de março de 2016

MOMENTOS INESQUECÍVEIS!!

Nunca tivemos um momento tão bom para jogar Mortal Kombat X


Quando Mortal Kombat X chegou ao mercado, o pensamento de muita gente foi o mesmo: “vou esperar sair a versão definitiva para comprar”. Isso pode ser justificável por muitas coisas. Games que saem incompletos, com falhas, bugs e diversos problemas. Esse não foi o caso de Mortal Kombat X, que chegou relativamente “saudável” no dia do lançamento oficial. O que vieram depois foram pacotes de atualização com novos personagens e perfumarias extras totalmente opcionais para o funcionamento do game.
E aqui estamos com ele, Mortal Kombat XL, o jogo que reúne o conteúdo do game original, lançado há cerca de um ano, dois pacotes de lutadores que totalizam 9 personagens jogáveis a mais (incluindo Goro) e um monte de novas skins. MKXL traz até mesmo as versões “abrasileiradas” de alguns lutadores.
Como já citado no início, é preciso ser justo: Mortal Kombat X chegou ao mercado ano passado bem redondinho e com muito conteúdo: veio com um modo história completo, a Krypta — onde você gasta suas recompensas e desbloqueia conteúdos extras — e um caminhão de modos de jogo single player e multiplayer online. É claro que o título não estava livre de problemas mas, diferentemente de outros lançamentos, não era preciso esperar uma “versão definitiva” para se divertir.

Que fique claro que estou desconsiderando a bagunça que foi a versão PC do jogo e tratando apenas da versão lançada para os consoles. A versão teve tantos problemas que foi abandonada pela Warner sem dar explicações para os jogadores. O PC não terá Kombat Pack 2 e possivelmente não receberá um novo netcode.

Quem tem o game original precisará comprar MKXL?

Mortal Kombat XL só é recomendado para quem ainda não tem o original ou para quem ainda não comprou nenhum dos itens adicionais e deseja ter acesso aos novos lutadores. Quem quiser continuar jogando com os personagens originais, não terá nenhum problema de compatibilidade.
Além de trazer os conteúdos já lançados, o game também chega com uma novidade interessante no online. Quem jogou desde o início sabe que o netcode original funcionava, mas tinha vários problemas de estabilidade, o que prejudicava a jogabilidade. A nova versão foi completamente reformulada, trazendo resultados muito satisfatórios.
O novo netcode é baseado no GGPO, modelo utilizado em diversos outros games de luta, como Street Fighter III - Third Strike e Street Fighter V. Mas calma que eu vou explicar a diferença entre os dois modelos.
O netcode original (chamado de Dynamic Input Latency) funcionava assim: para que um golpe fosse executado pelo lutador, era preciso que as duas instâncias de jogo confirmassem a informação, ou seja, ao pressionar um botão de soco, o comando só era realmente executado quando essa informação retornava. Em conexões perfeitas isso funciona muito bem. Contudo, o mundo real sofre de problemas de instabilidade nas conexões o que deixava algumas lutas muito lagadas.
O novo modo tenta simular um sistema off-line de jogo, ou seja, assim que você aperta o botão, o golpe é disparado, mesmo que a instância de jogo do oponente ainda não tenha recebido o comando. Isso pode render alguns problemas bizarros como o “teleporte” de lutadores caso aconteçam problemas de estabilidade na conexão. Porém, mostra-se mais eficiente em um jogo de luta em que a precisão dos comandos é primordial.
E não dá pra negar que o online melhorou muito depois do novo sistema. Tendo jogado centenas de partidas desde o lançamento do game original, posso afirmar que agora está bem mais divertido jogar online.

UM GAME IMPRESSIONANTE!

Uncharted 4 já está pronto; game será ‘visualmente impressionante’


   Fãs de Uncharted já podem comemorar, poisUncharted 4: A Thief’s End enfim atingiu o status “ouro”. Isso significa que sua produção foi concluída, e ele está pronto para ter suas mídias produzidas e, posteriormente, enviadas às lojas. 
   Com a conclusão dos trabalhos no pacote inicial de Uncharted 4 (afinal, o game vai receber conteúdo para download posteriormente), Bruce Straley, diretor da próxima aventura estrelada por Nathan Drake, aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem no Twitter com a sua opinião sobre o título.
   “Mal posso esperar para que vocês possam ver aquele que eu acredito (palavras importantes: ‘eu acredito’) ser o game com o visual mais impressionante já feito”, escreveu Straley no microblog.
    Se ele está realmente certo em sua afirmação? Isso você pode descobrir a partir de 10 de maio, quando Uncharted 4: A Thief’s End será lançado mundialmente para PlayStation 4.

BROTANDO NO PS4!

Surpresa! Bully e Manhunt para PS4 ‘brotam’ na PlayStation Store europeia



   Via de regra, a Sony costuma avisar quando títulos de peso são adicionados à relação de jogos disponíveis para compra na PlayStation Store. Porém, vez ou outra ela faz com que algumas novidades acabem surgindo de surpresa, como aconteceu recentemente na atualização da loja voltada para os jogadores europeus. 
   Na atualização realizada recentemente, os usuários puderam encontrar Bully e Manhunt em versões para PlayStation 4 na relação de novidades. Ambos estão disponíveis por 11,99 libras esterlinas (sem taxas ou impostos, aproximadamente R$ 62), possuem suporte à resolução 1080p e trazem alguns troféus para habilitar. 
   Outra novidade encontrada pelo público foi a versão de XCOM: Enemy Unknow para PlayStation Vita, que teve seu preço definido em 15,99 libras esterlinas (cerca de R$ 82). 
Até o momento, nada foi dito sobre quando esses títulos serão disponibilizados na terra do Tio Sam em versões para PlayStation 4 - ou PlayStation Vita no caso do game da série XCOM. Sendo assim, o jeito é aguardar um pouco mais para ver se isso acontece (e, quem sabe, torcer para que não demore)

A HISTÓRIA POR TRÁS DO MORCEGO!!

Jogo narrativo do Batman será lançado no início do segundo semestre


   Os jogos da Telltale seguem uma fórmula parecida, simples e acessível às grandes massas de jogadores: narrativa envolvente, personagens marcantes e jogabilidade minimalista. Franquias de sucesso beberam dessa fonte: The Walking Dead, Borderlands e até mesmo Game of Thrones. O mesmo acontecerá com Batman, que terá sua versão contada pela equipe do estúdio. O game deve chegar no início do próximo semestre.
    De acordo com a produtora, o Cavaleiro das Trevas é o "personagem perfeito" para explorar o estilo narrativo característico dos jogos desse talentoso time, que deu vida dramática a tantas obras. No vindouro game, as decisões de Bruce Wayne poderão afetar sua vida como Batman ou como o bilionário empresário que é no cotidiano.
Jogo completamente novo
     A Telltale afirmou que a experiência trará uma história completamente nova focando-se apenas no morcegão, sem relação com nenhum outro jogo do Batman, apenas com o universo do detetive. Nomes como Robin ou Asa Noturna, por exemplo, não devem aparecer. Por outro lado, outros personagens icônicos, como Alfred Pennyworth, Vicki Vale, James Gordon e Renee Montoya vão dar as caras.

segunda-feira, 21 de março de 2016

REVELANDO O QUE ESTAVA EM SECRETO!!

BIOWARE revela “SECRETAMENTE” um novo jogo durante evento de games


O Diretor Criativo da Bioware, Alistair McNally, revelou que passeou durante a Game Developer Conferece(GDC) com uma camiseta que ilustrava uma nova propriedade intelectual da empresa. Ao que tudo indica, nenhuma alma viva deu a devida atenção a esse fato.
Esse anúncio deixou os fãs da Bioware malucos, vasculhando todos os cantos da internet para ver se conseguiam alguma pista de Macnally com a camiseta em questão, mas até agora nada.

TRAILLER ASSUSTADOR!!

Doom: Novo trailer é dedicado ao multiplayer e os diferentes modos de jogo ONLINE


    A Bethesda publicou um novo trailer dedicado ao multiplayer de Doom. O trailer mostra 6 modos de jogo que o shooter sangrento desenvolvido pela id Software terá no modo online.
   O trailer de pouco menos de 1 minuto de duração apresenta os seguintes modos, Soul Harvest, Freeze Tag,Warpath, Clan Arena, Domination e Team Deathmatch. Cada modo de jogo contará com objetivos e ritmos diferentes, colocando o jogador em uma arena frenética com muita ação, brutalidade e muito sangue.
   A série Doom retorna com um novo jogo que promete ser tão violento e brutal como seus antecessores. Doomestá está previsto para ser lançado em 13 de maio para Xbox One, PlayStation 4 e PC.

LÁ VEM MAIS JOGOS!!

Mais 3 jogos foram anunciados para a retrocompatibilidade do Xbox One


   A Microsoft anunciou oficialmente mais 3 jogos do console Xbox 360 que irão entrar no programa de retrocompatibilidade para o seu sucessor, Xbox One.
  Os jogos da vez são, Assassin’s Creed 1, GRID 2 e Dark Void, três jogos não tão populares, mas foram os que a empresa escolheu.
Aqueles que tem os jogos no X 360 já pode jogá-los no One. A Microsoft ainda prometeu continuar com os anúncios de mais games para esse esquema, em breve.
Assassin’s Creed é um game fraco, mas tem seu valor, já os outros dois não cheguei a experimentar. Até agora essa foi a lista mais pobre que eu tenho visto, da retrocompatibilidade, mas a empresa está atualizando frequentemente…só esperar por mais.

VAI UM DESCONTINHO AÍ?


Combo Indica: Veja como pagar menos nos melhores jogos usando cupons de desconto

   Com a alta do dólar e os impostos abusivos que são praticados no Brasil, comprar um jogo para seu querido videogame, seja ele lançamento ou que tenha sido lançado há pouco tempo, vem virando uma tarefa complicada. Sabendo dessa dificuldade, trazemos uma dica muito útil para que você possa comprar seus games com um preço mais camarada! Trata-se do nosso novo parceiro, o Picodi.com.
   Garimpando na internet, é possível, com muito trabalho, encontrar descontos através de cupons, que dão determinada porcentagem de desconto no valor do jogo, no carrinho de compras. No Picodi.com é mais fácil, pois é possível encontrar diversos descontos e cupons em games e consoles de uma maneira bem intuitiva e sempre atualizada, além de que o site possui uma versão para mobiles (smartphones e tablets) acompanhando o ritmo de nossas vidas hoje em dia. Encontramos no formato de descontos do Picodi, uma forma simples e inteligente de ir em busca de nossos jogos   favoritos com um preço mais em conta.
   Um dos exemplos de desconto que podemos conseguir é com a parceria do Picodi e o Submarino, onde atualmente existem diversos descontos em jogos.

Alguns dos jogos com desconto

Abaixo, você pode ver alguns dos jogos que possuem desconto atualmente no Wallmart, utilizando o link dos cupons do Picodi. Lembrando que a lista de jogos é frequentemente atualizada. Confira!

THE DIVISION

   O grande lançamento da Ubisoft traz um mundo pós-apocaliptico em uma Nova York atingida por um ataque biológico. Os jogadores podem visitar locais altamente contaminados em busca de suprimentos, para conseguir sobreviver, se defendendo de outros grupos de pessoas que querem o mesmo. O game promete grande embates online com uma qualidade gráfica muito boa.

sexta-feira, 11 de março de 2016

ALEX NA NOVA ATUALIZAÇÃO!



Reveladas as primeiras imagens de Alex e mais detalhes da atualização de março para Street Fighter V


   O mês de março está ai e a primeira de muitas atualizações da Capcom para Street Fighter V está chegando, e agora temos mais detalhes.
Primeiramente Alex, o protagonista de Street Fighter III está de volta com algumas alterações no visual, e um rosto que me remeteu ao ‘Nightwolf’ de MK, mas sem alterações, notáveis por meio das imagens, em seu estilograppler de jogo.
   Um detalhe interessante, e que normalmente só o Combo Infinito leva até você, é que o personagem de Alex que aparecia no background do cenário apresentado parece sumir quando Alex está lutando, o que não acontecia comHugo em Ultra Street Fighter IV no cenário da construção (Hugo estava lutando ao mesmo tempo em que estava no background).

quinta-feira, 10 de março de 2016

EU QUERO SER O PRIMEIRO!!

Quer jogar Sea of Thieves primeiro que todo mundo? A Rare explica como

   Quer ser uma das primeiras pessoas a jogar o exclusivo da Microsoft? A Rare anunciou um concurso em que o vencedor terá a oportunidade de visitar o estúdio de desenvolvimento e jogar game primeiro que todo o mundo.
    Para participar é muito simples. Você terá que que gravar um vídeo ou tirar uma foto em que mostre sua expectativa e entusiasmo por Sea of Thieves, mas não vá pensando que é só chegar na frente de uma câmera e falar sobre sua expectativa. O conteúdo produzido deve ser criativo e original. A Rare quer que você tire algo da sua imaginação e coloque em prática.

   Quando o vídeo ou imagem estiver pronta, basta enviar o que você produziu para a conta no Twitter oficial do game, ou enviar para a página oficial no Facebook. A nova propriedade intelectual da Microsoft chega ainda em 2016 ao PC e Xbox One. Boa sorte a todos!

O MAIS VENDIDO E QUERIDO!!

Série The Witcher ultrapassa a marca de 20 milhões de unidades vendidas

     A série de jogos The Witcher já conseguiu ultrapassar a marca das 20 milhões unidades vendidas, contabilizando todas as vendas da trilogia de jogos de RPG da CD Projekt Red.
   Conquistando vários prêmios e sendo muito bem elogiado pela crítica, The Witcher 3 foi o principal contribuinte para que se chegasse a essa marca, principalmente porque foi lançado em simultâneo para todas as plataformas. Além de ser um jogo que ajudou a revitalizar a indústria em 2015, The Witcher 3 fez com que a popularidade da série aumentasse bastante.
    A CD Projekt não revelou mais dados sobre as vendas de The Witcher 3, mas em agosto do ano passado o game contava com mais de 6 milhões de cópias vendias. Porém meses se passaram e esse número com certeza já deve ter aumentado consideravelmente.
    The Witcher 3: Wild Hunt recebe esse ano sua segunda e grande expansão. Blood and Wine ainda não possui data de lançamento, mas o estúdio Polonês promete ser uma mega expansão, e segundo o próprio estúdio, é quase um novo jogo.

UM ESTÚDIO NOVINHO!!

Dead Island 2: Deep Silver anuncia novo estúdio para desenvolvimento do jogo

     A continuação do shooter em primeira pessoa que mistura ação, aventura e terror, foi entregue a um novo estúdio pela Deep Silver. Será que veremos Dead Island 2 ainda esse ano?
Inicialmente, Dead Island 2 estava sendo desenvolvido pela Yager, o mesmo estúdio responsável por Spec Ops: The Line, mas então em julho de 2015 a Deep Silver encerrou suas relações com a Yager Productions, e o desenvolvimento do game permaneceu parado. 
Agora a Deep Silver entregou o  desenvolvimento do game para o estúdio do Reino Unido, a Sumo Digital.
  “A Sumo mostrou tanto conhecimento da marca, teve ideias criativas e uma excelente visão que estava alinhada com a nossa”, disse Klemens Kundratitz, CEO da Koch Media. “Fez sentido para nós entregar o projeto para eles. Vamos revelar mais detalhes futuramente, mas por enquanto gostaria de dizer que estamos muito entusiasmados com o progresso que estamos fazendo com eles”. 
    A Sumo Digital foi responsável pelo desenvolvimento de jogos incluindo LittleBigPlanet 3, Disney Infinity 3.0 e também pela versão de Xbox 360 do Forza Horizon 2.
    O COO da Sumo Digital, Paul Porter ainda disse, “é uma honra sermos encarregados de desenvolver uma série de tanta importância no catálogo da Deep Silver. Nós estamos ansiosos em ultrapassar as expetativas dos fãs com um projeto ambicioso que estamos confiantes que levará a ação visceral com zumbis a um novo patamar.”
   Depois que a Techland, estúdio que desenvolveu o primeiro Dead Island resolveu criar o seu próprio universo zumbi com Dying Light (e que por sinal é bem melhor que Dead Island), a Deep Silver ficou sem um estúdio pro desenvolvimento da sequência do game e o estúdio Yager seria uma bela opção. A Sumo Digital já tem boa experiência, com projetos difíceis e a escolha pode ter sido a melhor, dada as opções que a Deep Silver tem na mão.

VIVA AS MINORIAS!!


'É nosso dever incluir todo tipo de gente', diz artista de 'TowerFall'

Amora Bettany luta por presença de mulheres e minorias em videogames.
'É importante que quem jogue o jogo se sinta representado', diz brasileira.


Rosa é cor de menina e azul é cor de menino. Protagonistas de filmes e games devem ser homens brancos, fortes e com a barba por fazer. E as mulheres, é claro, não passam da motivação necessária para o personagem masculino encontrar forças para encarar a aventura.
Entendeu direitinho? Agora pegue todos esses estereótipos e jogue no lixo. Esse é um pensamento do passado. E subverter essas convenções culturais dentro dos jogos é o grande objetivo de Amora Bettany, do estúdio paulistano Miniboss, que criou os personagens do hit indie "TowerFall". Assista ao vídeo acima.
Videogame é coisa de menina sim. Neste Dia Internacional da Mulher, o G1 conversou com mulheres que jogam e trabalham com jogos no Brasil, enfrentando preconceito e machismo por uma paixão que não tem gênero. Leia também a entrevista com Cristina Santos, mulher com maior pontuação de Xbox no Brasil.
"Não é uma questão de gosto. É o nosso dever, de qualquer pessoa que cria, que se expressa, tentar incluir todo tipo de gente e de ideias", diz Amora, que trabalha no desenvolvimento do conceito por trás dos personagens dos games da Miniboss.
"É importante que quem assista ao filme, jogue o jogo, ou consuma qualquer tipo de arte ou mídia se sinta representado. É preciso ter sempre em mente a representatividade das mulheres e das minorias", ela conta ao G1durante conversa na casa e escritório da Miniboss, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Todo tipo de gente e de ideias
Segundo estudo publicado em abril de 2015 nos Estados Unidos pela ESA (Entertainment Software Association), associação responsável pela organização da feira de games E3, 155 milhões de norte-americanos jogam videogame regularmente. Desses, 44% são mulheres. A pesquisa diz ainda que a fatia de jogadoras com 18 anos ou mais é maior que a de jogadores com 18 anos ou menos – 33% contra 18%.

Os números são claros: existe quase uma igualdade (ou predominância, em alguns casos) de mulheres em relação aos homens no consumo de games. Esse equilíbrio, porém, ainda não é visto dentro da maioria dos jogos, e essa é a tarefa em que Amora e a Miniboss estão firmemente engajados. "TowerFall" é o maior exemplo disso.
Metade dos personagens de 'TowerFall' é feminina. E todos eles brincam de maneira natural e divertida com convenções de gênero (Foto: Reprodução/TowerFall)
   Por isso "TowerFall" é um dos principais exemplos atuais de representatividade dentro dos videogames. A ideia partiu do canadense Matt Thorson, designer do jogo, que exigiu à Amora e à Miniboss que as personagens femininas não fossem sexualizadas. O pedido deu um estalo na brasileira, que na época ainda se enxergava "programada a agir de forma sempre inferior ao homem"."É difícil ter consciência disso e desaprender. As pessoas são criadas assim", ela lamenta. "Sempre quis colocar garotas interessantes nos jogos, mas não sabia como. Tanto que no 'Deep Dungeons of Doom' a única mulher é seminua. No 'Talbot's Odyssey', sugeriram que o personagem tivesse um lacinho rosa no modo fácil. Vários machismos. E na minha cabeça eu pensava: 'Ah, mulher em jogo é assim'".
O que não é sexualizado?
O encantamento e o desejo de ser mais representativa e igualitária foi tão grande que Amora admite que a balança acabou pesando para o outro lado em "TowerFall", situação que ela também não considera ideal e que tem sido ajustada para o próximo game da Miniboss: a aventura "Skytorn", com lançamento previsto para PlayStation 4 e PC em 2016."Eu me perguntei: 'o que não é sexualizado'? Deve ser não ter peitos. E aí você olha a Azul e a Verde e elas estão cobertas da cabeça aos pés. Eu entrei em pânico", ela brinca. "As duas funcionaram, mas dois anos depois eu sei que não é bem assim. Fazer uma personagem feminista não é cobrir ela inteira, colocar uma burca".
 

     Na opinião de Amora, ser representativo não é incluir obrigatoriamente um exemplar de cada gênero, etnia ou fisionomia, como se fosse preciso atingir uma cota. "Você quer representar todo mundo e faz algo que não conversa entre si". A questão é tratar todos os tipos de pessoas com naturalidade, importância e harmonia dentro do tema do game.

   "O universo pós-apocalíptico de 'Skytorn' é um cenário que levanta essas questões, mas está disfarçado de fantasia. A protagonista de 'Skytorn' é mulher e negra, e quase não existem personagens assim. Só consigo lembrar da Jade, de 'Beyond Good & Evil', e uma ou outra coadjuvante", ela diz."Mas você quase não nota a cor da pele dela. Não existe a conotação do nosso mundo. E não houve nenhuma reação exagerada. Isso significa que as pessoas estão absorvendo a personagem de maneira natural"."O design de personagens de 'Skytorn' é algo bem mais consciente do que em
    'TowerFall'. Estou totalmente livre para criar. E tentando inverter tudo que puder, mas não de maneira forçada".Amora cita também o caso das personagens femininas do MOBA "Dota 2" como um bom exemplo de design abrangente. "Tem uma que é completamente pelada, mas ela é uma Succubus [demônio mitológico feminino que se alimenta da energia sexual dos homens]. Então é óbvio que ela vai usar biquíni, pois é toda sensual                                                                       "Protagonista de 'Skytorn' é mulher e negra. Para                                              Amora Bettany, isso tem que ser encarado com
                                                       naturalidade, e não surpresa (Foto: Amora Aquivo pessoal)                                                                                                                   
   "Tem outra que é líder de exército e usa uma armadura. E tem um dragão muito legal que, olha só, é mulher. Uma dragoa, na verdade. Não é aquela ideia de 'ela é mulher porque ela tem filhos'. Não, ela só calhou de ser mulher. Elas têm que estar no meio da história como pessoas normais. Porque nós somos pessoas normais".
Miniboss também criou personagens do game de aventura 'Skytorn', que será lançado em 2016 para PlayStation 4 e PC
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